Os 10 desafios de gestão identificados em auditorias e consultorias e a importância da governança corporativa.
- luizfernandosilva

- 24 de out. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 25 de mar.

Ao longo da minha carreira profissional, com passagens por organizações renomadas como Deloitte e PwC, tive a oportunidade de gerenciar trabalhos de auditorias e consultorias para uma vasta gama de clientes de diferentes setores de atividade. Do outro lado da mesa atuando como executivo em grandes empresas nacionais e internacionais e participando de comitês executivos e conselhos de administração identifiquei questões que, independentemente do tamanho ou setor da empresa, podem impactar negativamente suas operações, desempenho e causar prejuízos significativos.
Essas experiências me permitiram uma visão detalhada dos desafios de gestão enfrentados pelas empresas em diversas áreas e processos de negócio críticos e a oportunidade de propor e discutir melhorias e planos de ação e acompanhar suas implementações.
Aqui estão os 10 desafios, que na minha opinião, ainda afetam as organizações e que destacam a importância da governança corporativa:
1. Falta de definição de propósito, visão, missão e valores: Muitas organizações não têm uma definição de seu propósito, visão, missão e valores, o que pode resultar, por exemplo, em falta de alinhamento estratégico e de engajamento dos colaboradores.
2. Ausência de processos de gerenciamento de riscos e/ou governança corporativa: A falta de um processo estruturado para gerenciamento de riscos e/ou governança corporativa pode expor a empresa a riscos significativos e comprometer sua integridade e sustentabilidade.
3. Deficiências em processos de negócios: Processos de negócios mal definidos e não formalizados dificultam a eficiência e a compreensão por parte dos colaboradores, impactando a eficácia operacional.
4. Controles ineficazes: A ausência de controles internos efetivos gera falta de confiança nos sistemas e números da Cia., além de expor a empresa a riscos de fraudes e danos à reputação.
5. Falta de políticas, normas e procedimentos formalizados e aprovados: A inexistência de políticas, normas e procedimentos bem definidos, formalizados e aprovados, bem como de regimentos internos, prejudica a organização, gerando confusão sobre papéis, responsabilidades e autonomias.
6. Desenvolvimento e engajamento de recursos humanos: Recursos humanos não engajados, inadequadamente treinados ou desmotivados comprometem o desempenho e a eficiência das atividades.
7. Ausência de planejamento estratégico: Falta de direcionamento estratégico, objetivos, metas e indicadores de desempenho pode, por exemplo, levar a uma gestão desorientada, sem foco e consequentemente gerar resultados ruins.
8. Gestão centralizadora: Uma gestão centralizadora pode afetar negativamente resultados, prazos de entrega, satisfação dos clientes e o clima organizacional, prejudicando a motivação e o desenvolvimento dos colaboradores.
9. Falta de um processo estruturado para tomada de decisão: A falta de um processo estruturado e metodológico para a tomada de decisões, baseado, entre outros aspectos, em critérios objetivos e cenários projetados, compromete a eficácia das decisões e a avaliação e monitoramento dos resultados da Cia.
10. Processos ineficientes de comunicação: Processos de comunicação desestruturados e ineficientes, sem o devido engajamento da alta direção e desalinhados com a cultura e estratégia da empresa, podem gerar mal-entendidos e falhas na execução de estratégias.
Acredito que esses tipos de situações frequentemente refletem falhas na gestão e podem ser abordados e mitigados através da implementação de uma governança corporativa eficaz. A governança corporativa é definida pelo Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) como um sistema formado por princípios, regras, estruturas e processos pelo qual as organizações são dirigidas e monitoradas com vistas à geração de valor sustentável para a organização, para seus sócios e para a sociedade em geral.
A governança corporativa desempenha um papel crucial na mitigação dos desafios mencionados neste artigo, proporcionando estruturas e processos que asseguram a integridade, eficiência e sustentabilidade das operações empresariais. Implementar práticas robustas de governança não apenas ajuda a enfrentar esses desafios, mas também fortalece a confiança de stakeholders, melhora a performance organizacional e promove um ambiente de trabalho mais eficaz e transparente.
A implementação de um conselho consultivo pode ser o 1º. passo para apoiar a empresa a endereçar seus desafios e encaminhar soluções que agreguem valor, orientações de boas práticas e sugestões para as melhores decisões a serem tomadas pelos sócios. Vale ressaltar também que o conselho pode apoiar estrategicamente a diretoria, buscando sempre os melhores resultados para o negócio.
Por fim, é importante destacar que a lista de desafios mencionados aqui não é exaustiva e baseia-se em experiências e julgamentos profissionais.
Você acredita que a governança corporativa pode ajudar a superar esses desafios? Gostaria de acrescentar outros desafios que você considera relevantes? Compartilhe suas opiniões e contribua para enriquecer essa discussão.
Se sua empresa ainda não possui uma estrutura de governança corporativa ou precisa aprimorá-la ou ainda gostaria de implementar um conselho consultivo, a Get. está à disposição para ajudar. Estamos prontos para apoiar sua empresa em sua jornada rumo à excelência em governança corporativa.

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